sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Relatos de Viagem





Relatos de Viagem - PETAR - 3EM - Morro Preto (1)
"Para mim não teve um único momento marcante, pois cada caverna era uma conquista. Mas, a mais desafiadora foi a Morro Preto. Parecia impossível, pois havia abismos muito profundos e lugares apertados para passar. Logo que vi o percurso comentei com o professor que ficaria ali fora, esperando por eles. Com a insistência dele e da Thais Breda resolvi ir. Várias vezes durante o percurso pensei em desistir, mas sabendo que essa era uma oportunidade única, então persisti. Cada escada e lugares estreitos que eu passava era uma vitória. A maior vitória foi quando cheguei no topo e vi a vista. Ali eu tive a certeza que valeu a pena todo o esforço e que eu faria tudo de novo.”
Julia Prata – 3A


Relatos de Viagem - PETAR - 3EM - Quilombo (1)
“Conhecer a história dos quilombolas de Ivaporunduva – um povo que foi usado como objeto de trabalho – e sua luta pela preservação do seu espaço e de suas tradições, fez-me querer conhecer valores perdidos na cidade grande.”
Caio Muniz – 3A


Relatos de viagem – PETAR – 3EM – Santana: passagem do aperto (1)
“Gostei de todos os momentos que passei no PETAR, mas teve um que marcou mais. Estava na caverna Santana e o guia mostrou um buraquinho e disse que tínhamos que passar por lá ou ir por outro lugar. Na hora pensei em ir pelo outro lugar, mas depois decidi passar pelo “aperto”. Quando estava dentro daquele buraquinho estava apreensiva, mas depois que passei foi uma sensação muito boa.”
Thais Breda – 3A


Relatos de viagem – PETAR – 3EM – Superação (1)
“Momentos maravilhosos, porém, dificuldade constante. Foram 2km de trilha que distanciavam o ponto de partida até a tão esperada caverna da “água suja”. Já não conseguia me conter de ansiedade em meu peito; andava com dificuldade extrema. Estava passando mal.
A chegada da caverna encheu-me de sentimentos e energias positivas. Estava melhor, o mal-estar havia desaparecido. Foi um momento terapêutico em minha vida. Sentia-me livre, era o meu momento de liberdade.
Rita Moura – 3A


Relatos de viagem – PETAR – 3EM – Superação (2)
“Apesar da minha ‘claustrofrescura’ e de eu não ter conseguido aproveitar tanto quanto podia das cavernas, tenho que admitir que a parte que eu mais gostei foi a visita à caverna Morro Preto. Nossa que lugar lindo!
Obrigada Prof. Renato por me convencer a ver o mapa do Brasil, porque ver a boca da caverna lá de dentro foi inexplicável! Absurdamente lindo! Fiquei com medo, quase chorei (de novo...), reclamei o caminho inteiro (é meu jeito, desculpe!) mas valeu cada segundo, cada escorregão, cada peça de roupa molhada, gelada e cheia de areia.
Uma dica para quem for ano que vem: NÃO façam como eu! Aproveitem o máximo que puderem das cavernas e NÃO se esqueçam de carregar a câmera (como eu também fiz). Ir para o PETAR é uma experiência única, que vale muito, muito à pena!”
Ingrid Guedes Missen – 3B



Um comentário: